© 2016 por Comitê Direito Uerj 80. 

(21) 2334-0713

A preservação da memória histórica e social está cada vez mais presente na agenda de importantes instituições brasileiras. Inserida nesse contexto, a Casa de Memória e Cultura da Faculdade de Direito da UERJ, criada em 1991, tem como objetivo preservar a memória da faculdade por onde passaram figuras ilustres. Ela abriga precioso acervo constituído a partir do ano de fundação da faculdade, em 1935, quando a instituição se chamava Faculdade de Direito do Rio de Janeiro.

Entre os diversos documentos que compõe seu acervo, alguns se destacam, como a declaração de utilidade pública da faculdade, assinada pelo prefeito do Distrito Federal, Cônego Olímpio de Melo, em 1939; e o termo de posse do então Presidente da República, Getúlio Vargas, como Professor Honorário da faculdade, em 1940.

O trabalho de organização e preservação não se restringe aos documentos herdados da antiga faculdade, novos materiais, de épocas mais recentes, vêm  sendo reunidos. Assim, o público poderá contemplar todo o material de pesquisa museográfica, bibliográfica e documental que será recuperado. Será possível conferir a trajetória da Faculdade em seus 80 anos, incluindo jornais e revistas produzidos no ambiente acadêmico, além de outras publicações e imagens que recriam alguns momentos especiais do curso.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now