© 2016 por Comitê Direito Uerj 80. 

(21) 2334-0713

Para comemorar os 80 anos da Faculdade de Direito da UERJ - uma das mais importantes e respeitadas instituições de ensino na América Latina -, um olhar sobre parte de sua trajetória em formato de documentário é instigante e necessário. A começar por seu histórico de lutas pela democratização do acesso ao ensino superior e pela criação de uma escola de Direito brasileira.

 

A história da Faculdade se inicia em 1935, quando 20 magistrados insatisfeitos com o ensino da época resolvem fundar um novo curso de Direito. Eles queriam lecionar em uma escola de Direito livre das amarras políticas, plural, democrática, acessível ao maior número de pessoas. De lá para cá, muita coisa aconteceu, num caminho que passou pela consolidação da instituição, duas mudanças de sede, entre elas, um velho casarão, no bairro do Catete, culminando na integração do curso isolado à Universidade do Distrito Federal (UDF) – renomeada Universidade do Estado da Guanabara (UEG), e mais tarde transformada em UERJ. 

 

Com a implantação do regime de cotas, no início deste século, voltam à cena o preconceito e a desconfiança dos tempos de fundação. A Faculdade resiste e seus alunos têm papel fundamental na consolidação do maior programa de inclusão social já adotado no Brasil. Como resposta à intolerância, incorporam à bandeira de sua atlética a causa dos alunos cotistas.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now

Luís Roberto Barroso: ministro do STF e professor titular de Direito Constitucional