© 2016 por Comitê Direito Uerj 80. 

(21) 2334-0713

O projeto "Faculdade de Direito da UERJ - 70 anos de história e memória" surgiu da oportunidade representada pela comemoração do septuagésimo aniversário da instituição, fundada a 11 de maio de 1935. O interesse despertado pela efeméride levou à elaboração de um projeto que procurou atuar em dois eixos: por um lado, recuperar, organizar e disponibilizar em meio digital o acervo documental e iconográfico da faculdade; por outro, ir além dos textos e imagens e dar vida à iniciativa através de depoimentos de pessoas cujas trajetórias se confundiram e se confundem com a da própria instituição.
 

Iniciados os trabalhos em março de 2005, avançou-se inicialmente na constituição de um banco de dados que estará disponível para consulta, na biblioteca, a partir de março de 2006. Centenas de livros, documentos, imagens e material de arquivo que se relacionam com a história da Faculdade foram arrolados e descritos e poderão assim se tornar úteis como fontes de pesquisa para os interessados - alunos, professores e funcionários. Ressalte-se, como fonte essencial, o trabalho pioneiro de Lopo Alegria, sempre útil e esclarecedor.

Os depoimentos foram colhidos a partir do critério de se traçar uma trajetória a partir da memória daqueles que viveram, em diferentes momentos, a Faculdade de Direito da UERJ. Alunos, professores, funcionários, ex-diretores, todos tiveram muito a dizer e a rememorar; e se o próprio caráter do projeto, submetido a contingências inerentes a cronogramas e orçamentos limitados, determinou que nem todos pudessem ser ouvidos, fica a certeza de que haverá outras oportunidades.

Infelizmente, por razões de saúde, alguns depoimentos não puderam ser realizados; lamentável, também, foi a perda do nosso querido diretor Celso Mello, cujo desaparecimento repentino impediu que pudéssemos tê-lo conosco. Resta o consolo de que a sua memória esteve presente em todas as etapas do projeto, do qual ele certamente gostaria de ter participado.

fundada em 1935. O interesse despertado pela efeméride levou à elaboração de um projeto que procurou atuar em dois eixos: por um lado, recuperar, organizar e disponibilizar em meio digital o acervo documental e iconográfico da faculdade; por outro, ir além dos textos e imagens e dar vida à iniciativa através de depoimentos de pessoas cujas trajetórias se confundiram e se confundem com a da própria instituição. Como produtos, teremos em breve, além do site, um banco de dados e um livro comemorativo. Veja aqui os depoimentos e as imagens recuperadas durante a pesquisa. 

Realização
Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Projeto
Carlos Kessel e Paula Ribeiro

Coordenação
Carlos Kessel

Assistente de Pesquisa
Gustavo Alves

Transcrições
André Galvão
Andrea Ribeiro
Priscila Tavares dos Santos
Marcelle Ancillotti
Monique Sochaczewski

Apoio

Amil - Assistência Médica Internacional

Campinho Advogados

Flávio Galdino

Instituto de Direito Civil

Luís Roberto Barroso e Associados

Paulo César Pinheiro Carneiro Advogados Associados

Siqueira Castro Advogados

Villemor Amaral Advogados

Wald e Associados Advogados

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now