© 2016 por Comitê Direito Uerj 80. 

(21) 2334-0713

Capa e seleção de páginas internas do "Anuário" da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Destaque para a homenagem prestada pela direção da faculdade ao Itamaraty, ocorrida no salão nobre do Instituto dos Advogados Brasileiros, em agosto de 1938. Estiveram presentes à solenidade os embaixadores J. Rodrigues Alves e Macedo Soares; Osvaldo Aranha, ministro das Relação Exteriores do Estado Novo; o professor Oscar Tenório, da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro; Ortiz Guttierrez, ministro das Relações Exteriores da Bolívia; e Luis Alberto Riart Rijo, encarregado dos negócios do Paraguai. Há também informações sobre o processo de reconhecimento oficial da faculdade pelo Ministério da Educação e Saúde (MES), durante o Estado Novo. 1939.

Capa e seleção de páginas internas do "Anuário" da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Destaque para a homenagem prestada ao então presidente Getúlio Vargas, agraciado pela direção da faculdade com o título acadêmico de Professor Honoris Causa, em retribuição ao reconhecimento federal daquela instituição, ocorrido em 1939. 1941.

Capa e página interna do "Anuário" da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, que traz uma fotografia da segunda turma de bacharéis formados pela faculdade. 1942.

Capa e página interna do "Anuário" da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Destaque para o endereço da nova sede, à Rua do Catete, nº 243.Há informações sobre a aquisição do imóvel, que abrigaria a faculdade até 1976. 1943.

Capa e página interna do "Anuário" da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Destaque para a renúncia do professor José Pereira Lira ao cargo de diretor da faculdade, para assumir a chefia de polícia do Distrito Federal. 1947.

Capa do "Anuário" da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Fotografia da célebre sede da instituição, chamada pelos alunos de "Velho Casarão do Catete", onde a faculdade funcionou por mais de 30 anos. 1949.

Capa e seleção de páginas internas do "Anuário" da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Ele contém informações gerais sobre o funcionamento da instituição, com uma listagem do corpo docente, das disciplinas do curso de bacharelado, dos alunos matriculados e dos funcionários. Contém também fotografias da piscina e de um ginásio da antiga sede da Associação Cristã de Moços (ACM), à Rua Araújo Porto Alegre nº 26, na Esplanada do Castelo. A instituição abrigou, entre 1935 e 1943,a Faculdade de Direito. 1938.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now