© 2016 por Comitê Direito Uerj 80. 

(21) 2334-0713

As imagens recolhidas durante a realização do Projeto foram agrupadas a partir do acervo a que pertencem. Vários dos entrevistados emprestaram fotos pessoais, apostilas, documentos e jornais que ajudaram a traçar um esboço do cotidiano da Faculdade de Direito da UERJ em décadas passadas.
 

A isto somou-se o conjunto de imagens obtidas em instituições públicas e particulares, e o próprio acervo conservado na UERJ - na Casa de Cultura e Memória da Faculdade de Direito, no Centro de Cidadania Barbosa Lima Sobrinho, no Núcleo de Memória, Informação e Documentação - MID, na Secretaria dos Conselhos - SECON e no Centro Acadêmico Luiz Carpenter.

Trata-se de uma seleção, certamente representativa, mas que não tem a pretensão de dar conta de todo o acervo iconográfico relativo à instituição.

Lembramos que a reprodução destas imagens deve ser precedida de autorização expressa dos proprietários dos acervos.

Antenor Barbosa, timoneiro da equipe de remo do Clube de Regatas Flamengo, com o uniforme da seleção brasileira de remo. Década de 1950.

A equipe de remo do Clube de Regatas Flamengo. Em pé, na porta do ônibus do clube, Antenor Barbosa, na época o timoneiro da equipe. Década de 1950.

A equipe do Clube de Regatas Flamengo no Campeonato Brasileiro de Remo na Lagoa Rodrigo de Freitas, em 1954. Na ponta, como timoneiro, Antenor Barbosa, o livreiro da Faculdade de Direito da Uerj, conhecido carinhosamente pelo alunos como "Barbosinha".

Treino da equipe de remo do Clube de Regatas Flamengo na Enseada de Botafogo. Antenor Barbosa, agachado entre dois colegas de equipe, segura dois remos. Década de 1950.

A equipe do Clube de Regatas Flamengo no Campeonato Estadual de Remo na Lagoa Rodrigo de Freitas, em dezembro de 1953. Em pé, como timoneiro, Antenor Barbosa.

Uma confraternização da direção do Centro Acadêmico Luiz Carpenter (Calc), da Faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara (UEG), no Café Lamas, restaurante tradicional da boemia carioca. Da esquerda para a direita, entre outros, os alunos: Álvaro Frazão, vice-presidente do Calc (1°); Rui Sales (6º); Camilo Pinheiro (7º); Marina Germano (9º); Sérgio Mota, presidente do Calc (com o livro na cabeça, 10º); Abgail Paranhos (em pé, 11º); Marcelo Cruz (em pé, 12º); e Antenor Barbosa (17º). 1965.

Trechos do livro-caixa (ou "caderneta") em que o livreiro Antenor Barbosa, o "Barbosinha", anotava as compras de alunos e professores.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now